segunda-feira, 24 de junho de 2013

Comic Con 2013- Homenagem a Renato Canini

         
Multiverso Comic Con 2013: 
Um tributo a Renato Canini, um tesouro vivo dos quadrinhos Brasileiros

  Por Zaius Primati
  
           Nesta edição 2013 da Multiverso Comic Con, o ilustrador Renato Canini,  foi homenageado por suas realizações no quadrinho nacional. Numa conversa bem humorada, o homenageado e outros convidados relembraram momentos marcantes do trabalho de Canini, como sua visão autoral do personagem Zé Carioca, da Disney, que ele desenhou nos anos 70. 

       São dele contribuições importantes ao personagem, tais como  tirar o paletó do papagaio e vesti-lo com uma camiseta, algo mais coerente com a ambientação brasileira da história. Elementos como a vila Xurupita e os parentes de Zé Carioca, o Zé Jandaia, Zé Paulista e Zé Gaúcho, as peladas, a feijoada entre outros, são todos obra de Canini, que abrasileirou um personagem "brasileiro" segundo a visão de Walt Disney. 






















Zé Carioca e Nestor, no traço de Canini

         Além de seus diversos trabalhos para  revistas  como as da Disney e O Pasquim, Canini também é famoso como o criador de personagens irreverentes, como o Dr. Fraud, um terapeuta não muito confiável, como o nome sugere, e Kactus Kid, personagem que ele criou para a revista Crás. 

     Kactus Kid era, na verdade, Zeca Funesto, um agente funerário, que, quando a situação o exigia, transformava-se no caubói Cactus Kid, cujos traços foram inspirados em Kirk Douglas. A parte mais importante da transformação, após trocar de indumentária e colocar peruca e dentadura, era   fazer um furinho no queixo...

     
Kactus Kid



                                                           


















 Troféu HQMix 2006, inspirado no personagem
 Kactus Kid, de Renato Canini
       
      
           Sempre extremamente gentil e paciente, Canini posou para fotos com fãs e distribuiu autógrafos durante os dois dias da  Multiverso Comic Con.  




 O Mestre Canini, posando com fãs que monitoraram a segurança do evento. Os Flares foram casuais. Não sou exatamente um fã de JJ Abrams...

      Um dos momentos mais emocionantes da homenagem foi o reconhecimento à influência de sua esposa em sua vida e obra, Dona Maria de Lourdes, também uma artista como ele. Assista abaixo:








         Eu bem  que me arrependo de não ter guardado meus quadrinhos do Kactus Kid.  Lembro quando li o número 1 da revista Crás, na biblioteca da minha escola... Mas, para matar a saudade de quem já leu e para apresentar o personagem aos mais jovens, logo abaixo há um link que conduz à página do PortaCurtas, onde está o vídeo do curta metragem  de Kactus Kid, dirigido por Lancast Mota, com roteiro de Renato Canini, produzido em 2005. 

      


        Curiosamente, em 1979, o próprio Kirk Douglas protagonizou uma impagável comédia chamada "Cactus Jack, o vilão", também estrelada por Arnold Schwarzenegger, num de seus primeiros papéis no cinema. Teriam os americanos percebido o potencial de Kirk Douglas para a comédia, influenciados pelo mestre Canini? Afinal, Kactus Kid foi publicado na revista Crás, pela primeira vez, em 1974, cinco anos antes do filme com o astro de Spartacus e o futuro governator...
          
                       
             Vida Longa e Próspera e que a força esteja com vocês. Abraços Simiescos e até o próximo post!
                   


         

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário